Os Quatro Elementos: A Memória da Terra

A Terra, 110 X 150 cm,  2003 - Acervo do MARGS
Ainda trabalhando os sete povos das missões (baseada na estatuária, em geral, religiosa - feita pelos índios no período das missões, sob orientação dos Jesuítas), comecei a me interessar e olhar mais atentamente para o nosso índio, o índio de hoje. Não apenas o aqui do sul mas também o índio do norte. Os índios do norte do Brasil me parecem ter um trabalho mais sofisticado. A utilização do barro, seus rituais, os adereços de pena, tudo em sintonia, formando uma linguagem própria, premissa básica para caracterização de sua própria identidade cultural. 
Misturando o barroco da época com o índio contemporâneo, fui em busca exatamente desse mesmo raciocínio e fui adicionando técnicas de colagem, pigmentos, folha de ouro e outros elementos à pintura.
Desta fase surgiu a exposição ELEMENTOS, no ano 2000. Além das pinturas, fiz uma instalação que denominei "O que não se encaixa", utilizado caixas acrílicas de CDs descartadas com  terra, ninhos, penas, etc... Elementos que remetessem ao índio e sua terra.

Foto da Exposição - APLUB, 2000
Matéria no Jornal Pioneiro de Caxias do Sul. Maio de 2003
Convite da Exposição Elementos






Atelier Lou Borghetti

11 comentários:

  1. Olá Muito interessante mesmo, gostei de saber mais um pouquinho da história dos nossos indios. Parabéns pelo trabalho.

    http://deialingerie.blogspot.com

    beijos e tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário Andréa. Volte sempre. Beijos.

      Excluir
  2. Un très joli travail... Bravo !
    Gros bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci de votre visite. Vous êtes toujours très gentil. Bisous

      Excluir
  3. oi Lou,

    trabalho espetacular,
    obrigada por partilhar...
    é muito importante conhecer mais do nosso povo...

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Identidade, memória, raízes são palavras indispensáveis quando queremos falar em cultura. Sempre busquei muito disso em meu trabalho. Muito obrigada pelo comentário e visita. Beijos

      Excluir
  4. Bacana Lou.
    Muito interessante seu trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Seu trabalho é intenso, profundo, reflexivo...., voce realmente deve ser uma pessoa muito especial. Parabéns..., que outras inspirações venham sempre!

    ResponderExcluir

Comentar