Linha do Tempo II - Entre Outros, Meus Desenhos...


Lou Borghetti, Desenho, 54 x 42 cm, 1981

Pensar esta linha de tempo é um desafio ao artista pois tenho que manter um foco naquilo que é o mais representativo na minha obra. Poderia fazer muitos registros de vários momentos que, talvez, cada um teria contribuído para o desenvolvimento do meu fazer artístico. 
Na minha infância e logo adolescência tinha um sonho, o de ser pianista ou bailarina.
Acho que esta demanda fazia parte de quase todas as meninas de minha época...
A mim coube o desenho e a pintura, talvez por ser acessível e prático, sem depender necessariamente de um grupo ou escola.


                         Lou Borghetti, Desenhos, 66 x 49 cm, 1981


Nesta fase, pintava tecidos ou melhor, lencinhos de cambraia delicadamente feitos a máquina pela minha mãe com rendas de algodão e embalagens de cartão e celofane. Fazia isso às dúzias e meu pai os colava no taxímetro de seu automóvel para vender a seus passageiros.
Era muito divertido e todos em casa festejavam o sucesso das vendas com elogios à menina de 12 anos.
Depois passei a pintar camisetas com desenhos exóticos à maneira hippie, artesanatos, pinturas em estatuetas de gesso, bijuterias, enfeites de natal, e durante muitos anos me dediquei à pintura em Porcelanas mais decorativas que artísticas.

            Desenho, 66 x 48 cm, 1981      Desenho, 60 x 48 cm, 1981

Em 1971  ingressei no Atelier livre da Prefeitura de Porto Alegre e comecei a fazer entalhes em madeira com o prof. Anestor Tavares onde plasmei mascaras africanas, alegorias gregas e egípcias e logo desisti. Porém, bem mais tarde voltei a fazer aulas de escultura com o nosso querido e sempre lembrado Claudio Martins Costa. Durante mais ou menos quatro anos tentei escultura mas, logo vi que definitivamente aquilo não era pra mim - mesmo assim ainda fiz parte de algumas exposições coletivas. Paralelo a isto já estava as voltas com novas técnicas e cursos, e em 1975 frequentei a escola de artes decorativas, e em 1977 e 78 a Escola Nacional de desenho.


Lou Borghetti, Desenhos, 66 x 49 cm

Em 1981 passei a frequentar as aulas de desenho do grande  mestre e excepcional desenhista e professor, Plinio Bernhardt . Trabalhei mais de ano só com figura humana e modelo vivo e de forma acadêmica, desenhos de observação.
O desenho sempre fez parte da minha vida de artista, adoro desenhar, a linha sempre me fascinou. São centenas de papéis, dezenas de sketchbooks...

O desenho é uma linha de risco. Entre traços, círculos, linhas e sombra busco uma verdade para além da realidade.
                                                       Lou Borghetti

Lou Borghetti, Desenho, 66 x 48 cm, 1981
Le Corbusier, Escritos: "Desenhar é, primeiramente, ver com os olhos, observar, descobrir, desenhar é aprender a ver, a ver nascer, crescer, expandir-se, morrer (...) Desenhar é, também inventar e criar. O Desenho permite transmitir integralmente o pensamento, sem o apoio de explicações escritas ou verbais. Ajuda o pensamento a tomar corpo, a desenvolver-se.(...) O desenho pode prescindir da arte. Pode não ter nada haver com ela. A arte, pelo contrário, não pode expressar-se sem o desenho".

Desenho, 66 x 49 cm , 1981           Desenho, 59 x 48 cm, 1981


Todos desenhos da postagem são de Lou Borghetti. A cópia é permitida somente se houver citação explícita no artigo que reproduz conteúdo, incluindo links para a página da autora ou seu Blog. 

4 comentários:

  1. Todos los dibujos son preciosos, creo que elegiste bien tu carrera, ya tiene la prueba de ello, en tu tierna edad tus manos eran mágicas.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Bellissimi disegni, molto espressivi!

    ResponderExcluir
  3. ame ese párrafo que habla del diseño, es muy difícil encontrar a personas que hagan destacar la diferencia entre éste y el arte, personalmente me fascinan los dos.

    ResponderExcluir

Comentar