USA - Charleston, SC - Part I - Inspiração


Italo Calvino escreve em As Cidades Invisíveis: "De uma cidade, não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas as respostas que dá às nossas perguntas". Charleston me arrebatou pela essência de seu conteúdo bucólico e silencioso. O repouso? Não, a vontade de ver e sentir todas as formas, cheiros e cores. As formas onduladas e torcidas feito esculturas dos carvalhos e tantas árvores, arbustos e o marsh grass circundando em abundância e tons às margens do creek (córrego, riacho). As camélias, todas as flores, todos os pássaros, tantos meandros que do alto parecem árvores feitas de água. 

 Originalmente chamada Charles Town (em honra do rei Charles II da Inglaterra), Charleston está localizada ao centro da costa da Carolina do Sul, na região onde os rios Ashley e Cooper se encontram para alcancar o oceano Atlântico. É a segunda maior cidade – bem como a sede – do condado de Charleston, tendo o apelido de "A Cidade Sagrada". Rica em história, tradição e artes (com notável florescimento na pintura), seu charme sulino atrai cerca de 4 milhões de visitantes por ano. Charleston é famosa por suas plantations e seus gardens – suas incríveis pousadas históricas e sua vegetação exuberante.


 
Ah, as cores... Todas as cores. “A cor, sujeita ao espaço, é fixa e permanente como ele. Brilha no repouso" (L. B. Castel). Naquele lugar, "o tom está para a cor assim como o grave-agudo está para o claro-escuro". Misturar-se àquela atmosfera é, sem dúvida, receber todas as respostas.




The Marsh, 36x28cm

The Winter Creek, 50x40cm

Sunset Winter at Creek, 50x40cm

Pour Rodin, 36x26cm


Walking on the Sun – Vídeo-Arte realizado por Lou Borghetti, em Charleston, Estados Unidos, em fevereiro de 2012, com câmera Canon Power Shot ELPH 100 HS.



"Corpo-e-seu-espectro-feminino ambula ao vento em trapiche de madeira crua banhada por branca luz de sol. Quem compôs solo tão exato? (Para câmera, flauta e salto alto). Que mão calçou os pés que agora calcam? De onde o espírito do vento que lhe veste? Onde nos quer levar o espectro com seu passo em negro e em luz que o fôlego, de olhar, nos falta?" 



18 comentários:

  1. El dejarse llevar por lo que se ve y al ritmo de tu andar se consiguen resultados bastantes buenos.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Adoro esta cidade e adorei teu olhar sobre ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Araci minha querida,
      vamos fazer um jantar pra Vera com as receitas de comidas SC????
      Estou te esperando para as aulas amanha a noite começa todas as terças das 19:30 às 22:30
      beijo

      Excluir
  3. Fantástica série! Realmente Charleston te tocou e você pintou!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio querido colega, de fato esta cidade é muito especial e charmosa. Adorei tudo , o trabalho , as pessoas, o lugar, os sabores uhhhh, a paisagem as arvores as flores os pássaros.......
      muito bom
      Grande abraço

      Excluir
  4. Lou, o Urbanascidades convida voce e seus leitores para o seu 2° aniversário dia 21 de março. Sarau cultural com música, literatura e poesia, e convidados muito especiais. Não perca!
    Um abraço,
    Paulo Bettanin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu senti muito de perder esse aniversário e ainda com sarau. Quem sabe um novo encontro só para aqueles que estavam viajando ou em aula etc . Brincadeira No próximo eu irei.
      Estas convidado a visitar meu atelier é um projeto arquitet^nico muito especial vais gostar o arquiteto é um italiano da pesada.
      abraço
      Lou

      Excluir
  5. Ottimo post Lou. Non sono mai stato negli USA, ma, se dovessi esserci un giorno, non mancherò di passare per Charleston. Un caro saluto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elio, obrigada por visitar meu sitio.
      USA tem coisas e lugares muito especiais.
      Vais gostar,
      E por aqui volte sempre(BLOG)
      Saluto

      Excluir
  6. Excelente trabajo, me a gusta tu blog, me tendrás seguido visitándote.

    Un gran saludo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as fotos. Muito lindas. Seu blog é um sonho. Agora, o que mais amei foi você citar Ítalo Calvino, um de meus autores favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sintia, obrigada pelas lindas palavras. Dizem que nada é casual nesta vida viu? já temos um elo O genial Ítalo Calvino um italiano poderoso com suas palavras e forma.
      Abraço

      Excluir

Comentar