William Shakespeare: Homem de todos os milênios


No ano 2000, virada de século, o canal GNT mostrou um belíssimo documentário de quase duas horas sobre William Shakespeare.
 Alguém inventou que o milênio que findara teria um representante. O que eu sei, por ter gravado, é que os dois nomes escolhidos ou quem sabe finalistas foram: Leonardo da Vinci e William Shakespeare. Este último ficou como o HOMEM DO MILÊNIO.
 Não estou criticando, apenas mostrando fatos televisivos. Para mim, foi um susto. Mas como? Por quê? Como artista plástica e conhecendo bem a vasta e complexa obra de Leonardo, a mim parecia que a ele caberia a homenagem. E assim, acompanhei os dois documentários. Aliás, muito bem feitos.
 Tive um ganho maravilhoso, pois até então eu conhecia pouco e mal a obra do bardo gênio. Caí de amor por essa obra; passei a ler as obras e ver todos os filmes disponíveis.
 De resto, meus amigos e fiéis seguidores, quero dizer que: to be or not to be, o homem do milênio não faz a menor diferença.
 Eles sempre serão Homens de todos os milênios,
E para completar, abro a revista Veja, e por absoluta casualidade, duas reportagens sobre os homens do milênio: Shakespeare e da Vinci.
Na matéria sobre Shakespeare a revista traz uma crítica sobre o filme Anonymus do diretor alemão Roland Emmerich. O filme é ambientado no século XVI e atribui as obras de Shakespeare ao poeta lírico Edward de Vere, o décimo conde de Oxford.
Vou transcrever exatamente o que está na manchete da reportagem:
 
"Era ou Não Era, Eis a Questão”.
"Ao duvidar que Shakespeare foi Shakespeare, o novo filme de Emmerich seria uma boa diversão de domingo, não fosse a cria bastarda de um tempo que iguala o fato à convicção." (REVISTA VEJA)

"Hollywood desonra o bardo". (REVISTA VEJA)

"A obra de William Shakespeare esteve em paz e contribuindo ao mundo por mais de dois séculos". (REVISTA VEJA)

"No correr dos anos, com a ligeireza própria do descompromisso, apareceram mais de setenta candidatos a Shakespeare, entre eles o dramaturgo Christopher Marlowe, assassinado aos 29 anos, e Francis Bacon, que, sendo filósofo e cientista, entrou na lista de gaiato". (REVISTA VEJA)
Shakespeare's Globe Theatre

William Shakespeare - Homem de todos os tempos.

Shakespeare escreveu:
"Nem tudo que reluz é ouro" (Mercador de Veneza)
"O que não tem remédio, remediado está" (Otelo)
" Meu reino por um cavalo" (Ricardo III )
" Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia" (Hamlet)
William Shakespeare é o mais amplo e abrangente dramaturgo de que temos notícia. O mais traduzido e encenado em filmes, peças, livros, etc.
 E como diz Harold Bloom, profundo conhecedor da obra Shakespeariana," a idéia do personagem ocidental, do ser como agente moral, tem diversas origens: Homero e Platão, Aristóteles e Sófocles, a Bíblia e Santo Agostinho, Dante e Kant, e quem mais o leitor desejar acrescentar, mas a personalidade é uma invenção shakespeariana, e tal feito constitui não apenas a grande originalidade de Shakespeare, mas também, a razão maior de sua perene presença".
Shakespeare tinha uma superioridade intelectual acima da maioria. Ele tornou-se o grande mestre da sondagem do abismo existente entre o ser humano e seus ideais. Para Bloom, ele é o autor da "invenção do humano".
 O grande crítico e historiador francês Hyppolite Taine dizia que Shakespeare, e depois Balzac, "são os maiores repositórios de documentos que possuímos sobre a natureza humana".
 Os sentimentos sublimes, os sórdidos, a perversidade, a generosidade, a melancolia, o desespero, a paixão correspondida, a paixão sem esperança, a paixão proibida, o deboche, a ironia, o humor corrosivo, o humor ingênuo, o ciúme, a inveja, a ambição pelo poder, enfim, tudo está plasmado em suas peças e poemas. “O bardo inglês é um legado que se constitui numa das manifestações artísticas mais importantes da humanidade."
 É importante acrescentar certas particularidades deste homem genial e o único considerado universal:
- Tinha a capacidade única de descrever e perceber  as pessoas em  seus atos e atitudes como elas realmente são sem jamais  julgá-las além de absoluta ausência de ego.
- Os autores que mais influenciaram Shakespeare foram: Ovídio (de família abastada foi para Roma estudar retórica) com Metamorfoses e Michel de Montaigne (de formação sólida e erudita) com Ensaios. Ovidio lhe deu a idéia de que tudo muda constantemente, e que o universo está em permanente mutação.  Com Montaigne o questionamento absoluto e sentimento cético.
- Ele não acreditava que suas peças fossem encenadas após sua morte. Não havia interesse de sua parte em publicá-las.
- Acreditava apenas em seus poemas e que através deles entraria para a história.
- Um homem comum utiliza, ao longo de sua vida, não mais que dois mil vocábulos. Um erudito pode fazer uso de seis a sete mil. Shakespeare usou mais de vinte mil, além de ser o criador de inúmeras palavras e estruturar a língua inglesa.
- "Seus personagens não se revelam, mas  se desenvolvem e o fazem porque tem a capacidade de se auto-recriarem. Escutam a própria voz. Falam consigo mesmo, no nobre caminho da individuação". Harold Bloom
 

Hamlet - intelecto , perplexidade, abismo.
Lear (Rei Lear) - sofrimento absoluto
Falstaff - vitalidade
Otelo - entre o Bem e o Mal a dignidade
Rosalinda (Como Gostais) - espirituosidade
Macbeth - ruína - imaginação passiva- medo - Macbeth matou o sono.
 
 
 
 SONETO LXX
Se te censuram, não é teu defeito,
Porque a injúria os mais belos pretende;
Da graça o ornamento é vão, suspeito,
Corvo a sujar o céu que mais esplende.
Enquanto fores bom, a injúria prova
Que tens valor, que o tempo te venera,
Pois o Verme na flor gozo renova,
E em ti irrompe a mais pura primavera.
Da infância os maus tempos pular soubeste,
Vencendo o assalto ou do assalto distante;
Mas não penses achar vantagem neste
Fado, que a inveja alarga, é incessante.
Se a ti nada demanda de suspeita,
És reino a que o coração se sujeita.
                  William Shakespeare 




"Não sei se Deus criou Shakespeare, mas sei que Shakespeare é o grande responsável pela nossa criação".
                        Harold Bloom

" Shakespeare dá vida a mente".
                        Harold Bloom

8 comentários:

  1. OLÁ! LINDA! COMO VAI?

    Sou fã do Shakespeare e o Leonado da Vinci!

    Apesar que o título foi para o Shakespeare, considero os dois grandes gênios ou homens do milênio! É mérito real.

    Beijos!!! Fica com Deus e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá fessora, li uma das muitas biografias do shakespearen e nela estava escrito o que o autor da livro nos quis transmitir. Verdade ou mentira lá estava escrito, que o dramaturgo em questão, não era letrado, e que o seu teatro era mambembe. Só mais tarde perto da maturidade é que ele fundou um pequeno teatro equestre. Os personagens, estes, os buscava no seu cotidiano ou seja: reproduzia a personalidade de um parente proximo, um amigo, um vizinho... e claro, acrescentava a sua criatividade. bejo,
    Rosa Susin

    ResponderExcluir
  3. Se Shakespeare não existia e outro usou este nome para divulgar sua obra então, "um Shakespeare" existia, ora bolas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Lou, quando você aponta o dedo dá sempre uma aula.
    Particularmente, sempre louvo as obras, não os autores. Esses eu invejo mesmo! rs.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ho veduto il film "Anonymus" incuriosita...
    mi dedico alla lettura da pochi mesi...
    amo la prosa...seppur , per certi aspetti, non la comprendo appieno...
    molto interessante il Tuo blog..
    Ti leggo..
    un sorriso..
    dandelìon

    ResponderExcluir
  6. Sou fã do intelectualismo de Shakespeare! Aprecio muito as literaturas dele!

    Amei a postagem!

    Te sigo com prazer!

    Beijos,

    Nel

    http://nellsantos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ciao Lou, visto il tuo cognome spero che tu capisca l'italiano. Io, oltre all'italiano naturalmente, parlo francese e tedesco. Capisco lo spagnolo, ma il portoghese e l'inglese mi sono ostici. Ti ringrazio per essere venuta da me ed esserti inscritta tra i miei followers. Come vedi ho ricambiato la cortesia e verrò con più calma a scrutare il tuo blog (lol). A presto.

    ResponderExcluir

Comentar