A POLÊMICA AÇÃO DO CONSAGRADO PINTOR ROBERT RAUSCHENBERG

Alguém já disse que pensar é transgredir.
A arte sempre foi palco de transgreções e polêmicas.
A cada ação uma reação.
PROPONHO QUE OLHEM OS TRÊS VIDEOS, de modo especial o de N.3: RAUSCHENBERG ERASED DE KOONING.
Deem sua opinião, afinal é próprio do ser humano buscar respostas, conceitos, rótulos, coisas do tipo: GOSTO, NÃO GOSTO, BOM, RUIM, VERDADEIRO, FALSO, DIVERTIDO, SÉRIO, VANDALISMO, CRIAÇÃO, CORAJOSO, CORDATO e por aí vai: PRÓ x CONTRA.
Vamos POLEMIZAR...

N.1
UM POUCO DA OBRA DE ROBERT RAUSCHENBERG
Robert Rauschenberg (Port Arthur, Texas), 22 de Outubro de 1925 - Flórida, 12 de Maio de 2008) foi um artista do Expressionismo abstrato e Pop art.
Rauschenberg estudou no Kansas City Art Institute, na Academie Julian em Paris, e com Josef Albers no Black Mountain College na Carolina do Norte, antes de se fixar em Nova York, onde estudou no Art Students League of New York e onde desenvolveu relações mais profundas com Cy Twombly, Jasper Johns , John Cage, e Merce Cunningham.

Fonte: ROBERT RAUSCHENBERG. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Rauschenberg






N.2
UM POUCO DA OBRA DE WILLIAN DE KOONING

Willem de Kooning (Rotterdam, 24 de Abril de 1904 — Long Island, 19 de Março de 1997) foi um pintor neerlandês do expressionismo abstrato.







N.3
A AÇÃO TRANSGRESSORA DE RAUSCHENBERG






Sugestão de Leitura:

TRIGO, Luciano. A grande feira: uma reação ao vale-tudo na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Record, 2009.

8 comentários:

  1. é isso, para criar uma obra vale "quase" tudo. Até a propriação ou a destruição de outra.
    Roberto Schmitt-Prym
    www.schmitt-prym.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lou, querida, que surpresa saber que tu colocou o meu predileto... Tu sabes o quanto eu gosto dele...Muito lindo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ, LOU !

    Farei uma observação de autodidata, que tem como mestre o fazer.
    Vejo a obra de KOONING como um processo, uma necessidade de fazer arte muito próxima de Pollock, mas sem conseguir a harmonia necessária que tornasse sua expressão livre. Parece estar sempre tentando mais do que expressando-se. Pareceu-me ingênua, amadurecendo um pouco com o tempo, mas sem a chama do talento nato.
    Já RAUSCENBERG apresenta um ser atropelado pelo talento. Um artista pronto, que desenvolveu uma riqueza estética de designer para poder apresentar tudo o que brotava de sua alma de artista. Pode-se perceber que não se trata de um expressionista abstracionista, pois toda sua textura abstrata traz um elemento figurativo tridimensional conjugado e sua paleta está acabada demais para ser impressionista. Botas sujas sobre fundo cuidadosamente pintado e acabamento em todas as peças fazem dele, na minha percepção, o passo á frente buscado por Basquiat e Warhol juntos.
    EXCELENTE !

    ResponderExcluir
  4. Hello Wong, thanks for the message. It's very important to me. You're always welcome.

    ResponderExcluir
  5. polemica e sempre bom...
    parabens lu.
    NELPI MOLDURAS/Amilton

    ResponderExcluir
  6. Lu tu e sempre brlhante com tuas obras.
    gostei de tudo.
    NELPI MOLDURAS/Amilton

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,sempre fui apaixonado pela arte,adorei
    a sua pagina,agradeço pela visita ao meu,mas,acima de tudo me sinto honrado, em poder de certa forma estar proximo a voce, uma pessoa tão gigante no sentido deste dom, da arte, parabens, Deus lhe abençoe, em tudo que faz,obrigado.de Verdade.
    minha paixao van gohg

    ResponderExcluir

Comentar